Limpeza e Manutenção de Caixilharia de Alumínio
Com que regularidade se devem limpar os perfis de alumínio?
O que é necessário para a limpeza?
Cuidados especiais consoante o tipo de sistema utilizado
Decidiu investir em caixilharias de alumínio novas? Ótima decisão! Agora, queremos ter a certeza de que está a par dos cuidados regulares que deve ter com as suas portas e janelas, de maneira a permitir a máxima durabilidade das mesmas.
Os recorrentes movimentos de abrir e fechar transportam sujidade e poeiras. Como pode imaginar, a falta de limpeza ou utilização de produtos indevidos poderá trazer danos irreparáveis. A correta manutenção é, por isso, um fator importante para prolongar ao máximo a vida útil das suas portas e janelas em alumínio. Permite manter a sua boa aparência e o seu bom funcionamento.
Considere, então, as seguintes recomendações.
Com que regularidade se devem limpar os perfis de alumínio?
Limpar com regularidade não só retira a sujidade acumulada, como evita a corrosão. A frequência da limpeza deverá ter em conta fatores como a proximidade do mar (devido ao salitre) ou a exposição a gases poluentes.
- Em zonas com elevada emissão de gases poluentes ou forte exposição marítima recomenda-se limpeza de 4 vezes por ano.
- Limpar 2 a 3 vezes por ano será suficiente para ambientes sem elevada exposição a estes ou a outro tipo de agentes.
Já os vidros devem naturalmente ser limpos com maior frequência. Daí que pode aproveitar essas ocasiões, para também remover poeiras que possam estar acumuladas.
O que é necessário para a limpeza?
Para limpar os caixilhos de alumínio, basta utilizar um pano macio ou então uma esponja. Irá embeber esse pano ou esponja em água fria ou então em água tépida (ou seja, nem muito fria, nem muito quente). Pode adicionar detergente líquido, de PH neutro, em cerca de 5%. Depois de lavar, pode utilizar um spray lubrificante e remover excessos com um pano seco e macio.
Para os vidros utilize produtos não abrasivos de PH neutro e panos macios (que não soltem pelos ou fios!).
Cuidados especiais consoante o tipo de sistema utilizado
Para os sistemas de batente (janelas e portas de abrir): Sempre que necessário, lubrificar as dobradiças (não esquecer de remover os excessos com um pano seco). Evite sprays gordurosos. Verificar se os vedantes estão bem posicionados, e se se mantêm elásticos e sem deformações.
Para os sistemas de correr: Verifique o correto deslizamento das folhas e lubrifique os rodízios e fechos se necessário. Para evitar que pequenas impurezas se acumulem entre os carris, aspire com a ponteira do aspirador.
Produtos proibidos!
Não utilize produtos químicos, derivados de petróleo, ácidos ou alcalinos. Estes produtos atraem poeiras que poderão agir como abrasivos e afetar a qualidade dos acabamentos. Poderão eliminar a proteção da caixilharia, bem como manchar o anodizado. Além disso ressecam as borrachas e deterioram os vedantes.
Evite ainda que os produtos utilizados para limpar os vidros entrem diretamente em contacto com o alumínio, ferragens e vedantes.
Não esfregue o alumínio quer seja lacado ou anodizado, com esponjas rugosas, pois isso irá riscar e danificar os acabamentos. Opte sempre por panos macios.
Atenção!
Mais alguns pontos extra que deve ter em atenção:
- Tenha especial cuidado nas zonas de união de perfis e verifique se as aberturas para drenagem se encontram desimpedidas e providas das respectivas goteiras.
- Alguns componentes e tipos de dobradiças não necessitam de lubrificação, pois são compostos por materiais sintéticos “auto-lubrificantes”. Por outro lado, algumas das ferragens podem necessitar de manutenção, sendo necessário aplicar lubrificante em alguns tipos de fechaduras e noutras partes metálicas móveis. Nestes casos, pode utilizar um produto em spray ou um pincel de cerdas macias, para que o óleo penetre melhor. Deve questionar o seu serralheiro sobre a existência da necessidade ou não desta lubrificação.
- Sempre que pintar a sua casa, não se esqueça de proteger as caixilharias, pois poderá não ser possível eliminar salpicos de tinta ou cimento.
Tem dúvidas acerca das nossas séries
ou está à procura de instaladores?
Deixe aqui a sua mensagem